ECONOMIA

Saema recebe certificado de participação no Programa de Gestão de Perdas de Água e Energia

A autarquia deixou de gastar cerca de 200 mil em energia com trabalho realizado em 2017

 

 

Iniciada em fevereiro de 2017, as capacitações da Rede de Aprendizagem em Gestão de Perdas de Água e Energia Elétrica em Sistemas de Abastecimento de Água foram encerradas nesta quinta-feira (25) na cidade de Americana, São Paulo, com a entrega de certificado aos órgãos participantes.

Representando o presidente do Saema, Rubens Franco Junior, o diretor executivo Ari Osvaldo Fischer Filho participou do encerramento acompanhado de Susana Ávila, chefe de Hidrometria, a engenheira civil Maysa Nunes, o engenheiro mecânico Sebastião Celso Mecatti e o diretor do Departamento de Meio Ambiente de Araras, Luiz Pitelli, representando a Prefeitura Municipal de Araras.

O programa foi uma iniciativa da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades do Brasil, juntamente com o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, que cooperam no Projeto de Eficiência Energética no Abastecimento de Água - ProEESA. A ARES-PCJ, agência reguladora dos serviços prestados pelo Saema foi a escolhida para dar início a esse trabalho.

"Nossa equipe participou de várias reuniões e de diagnósticos em campo, além de receber toda a consultoria necessária para elaborarmos um plano de gestão de perdas de água e energia completo e eficiente", contou o diretor do Saema, Ari Osvaldo Fisher Filho.

Os principais objetivos do programa implantado no Saema foram: sustentabilidade econômica e financeira; uso eficiente dos recursos hídricos; uso eficiente dos recursos energéticos e a regularidade e continuidade do serviço de abastecimento. "Realizando todas as mudanças e adaptações propostas no programa, só no ano de 2017, o Saema deixou de gastar cerca de 200 mil reais em energia", explica Ari.

Com os resultados positivos obtidos já no primeiro ano de trabalho, a equipe do Saema segue com o monitoramento das ações já implantadas na autarquia e continuará realizando as avaliações e diagnósticos para desenvolver novas medidas de combate às perdas.

Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (19) 3543-5500 ramal 5532 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

 

Comunicação/Saema 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa