CIPA
Escrito por Divisão de Comunicação   
Qua, 17 de Março de 2010 15:58

 

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

 

 

A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um órgão onde os trabalhadores dispõem para tratar de acidentes de trabalho, das condições dele e de todos os aspectos que afetam a sua saúde e segurança, levando sempre em consideração a prevenção e conscientização. A CIPA é regulamentada das Leis do Trabalho nos artigos 162 a 165 e pela Regulamentadora 5 (NR -5) contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho.

 

O objetivo básico do órgão é fazer com que empregadores e empregados trabalhem juntos na tarefa de evitar acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. Ela tem atribuições e alguns requisitos para sua formação e seu modo de funcionamento.

O órgão é obrigatório nos locais de trabalho seja qual for sua característica. A CIPA é composta por representantes titulares do empregador e dos empregados, e seu número deve obedecer as proporções mínimas exigidas.

 

Os representantes do empregador são designados pelo próprio, enquanto que os dos empregados são eleitos em votação secreta representando, obrigatoriamente, os setores de maior risco de acidentes e com um maior número de funcionários.

A votação deve contar com a participação de, no mínimo, a metade mais um do número de funcionários de cada setor. O mandato dos membros titulares da CIPA é de um ano, e aqueles que faltarem a quatro reuniões ordinárias sem justificativa perdem o cargo, sendo substituídos pelos suplentes.

 

A lei confere a DRT, como órgão de fiscalização competente, o poder de anular uma eleição quando for identificado qualquer tipo de irregularidade.

Os candidatos mais votados assumem a condição de membros titulares. Em caso de empate, assume o candidato que tiver maior tempo de trabalho na empresa. Os demais assumem a condição de suplentes.

 

Estrutura

A CIPA é composta pelos seguintes cargos: Presidente (indicado pelo empregador); Vice-presidente (nomeado pelos representantes dos empregados, entre os seus titulares); Secretário e suplente (escolhidos em comum acordo pelos representantes do empregador e dos empregados).
 
Responsabilidade e fiscalização

Cabe ao Ministério do Trabalho, por meio das Delegacias Regionais do Trabalho (DRTS) fiscalizar a organização. A empresa que não cumprir a lei será autuada por infração ao disposto no artigo 163 da CLT, sujeitando-se à multa prevista no artigo 201 desta mesma legislação.
 

Atribuições

·         Investigar e analisar os acidentes ocorridos na empresa

·         Sugerir as medidas de prevenção de acidentes julgadas necessárias por iniciativa própria ou sugestão de outros empregados e encaminhá-las ao presidente e ao departamento de segurança da empresa

·         Promover a divulgação e zelar pela observância das normas de segurança, ou ainda, de regulamentos e instrumentos de serviço emitidos pelo empregador

·         Promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT)

·         Sugerir a realização de cursos, palestras ou treinamentos, quanto à engenharia de segurança do trabalho, quando julgar necessário ao melhor desempenho dos empregados

·         Registrar nos livros próprios as atas de reuniões ordinárias e extraordinárias e enviar cópia ao departamento de segurança

·         Preencher ficha de informações sobre situação da segurança na empresa e atividades da CIPA e enviar para o Ministério do Trabalho. Preencher ficha de análise de acidentes. Deve ser enviada cópia de ambas as fichas ao departamento de segurança da empresa. O modelo destas fichas pode ser encontrado em qualquer DRT

 

·         Elaborar anualmente o Mapa de Riscos da empresa 

 

 

 

 

Integrantes da Cipa – exercício 2015/2016
Presidente: Dalmo Vicente Ponte
Vice-presidente: Murilo Gustavo Costa
Secretária: Elizangela Santos

Cipeiros
Wellington T. Marçal 
Higor D. da Silva Alencar
Adilson Fernando Eugênio
Nelson Roberto Mendes 
Flaviano Romualdo Meireles
André Tiago Silvério
Raquel Terezinha Grachet
Alexander Busolin Miranda
Jesiagno Antonio Dias da Silva

Suplentes
Benedito Castelo
Rafael Festa Siqueira Guidotti

Elieser José Queiroz de Almeida 

 

 

 

Integrantes da Cipa – exercício 2014/2015

 

 

Presidente: Alan Alexandre Malvestiti

 

Vice-Presidente: Warley Francisco Caricari

Secretária: Viviane Cristina Giraldo Felisberto 

Cipeiros 

Benedito Aparecido Duarte Castello

Eliezer José Queiroz de Almeida

Fabiana Sabino da Cruz de Castro

Maxwell Gomes da Silva

Murilo Gustavo Costa

Rafael Festa Siqueira Guidotti

Rafaela da Silva Cruz Afonso

Rodrigo Teixeira dos Santos

Rodrigo Thiago Paulão Sentinella

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa