Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras
TAPA-BURACOS
Escrito por Divisão de Comunicação   
Sex, 02 de Fevereiro de 2018 10:32

Saema intensifica serviço de tapa-buracos

O serviço consiste na recomposição das vias pavimentadas após manutenção nas redes de água ou esgoto

 

Nos últimos dias, equipes do Saema intensificaram o serviço de tapa-buracos pelo município. O serviço consiste na recomposição das vias pavimentadas de asfalto após a manutenção realizada pela autarquia para o reparo nas redes de água ou esgoto.

O serviço, que ocorre diariamente, acabou prejudicado por causa das fortes chuvas do mês de janeiro que somaram mais de 240 milímetros. “Apesar de ser algo muito positivo, pois mantém nossas barragens cheias, isso dificulta o serviço de tapa-buracos, que depende do tempo estável para que o solo esteja seco ao receber a massa asfáltica”, explica o presidente da autarquia, Rubens Franco Júnior.

De acordo com Franco, são utilizadas cerca de quatro toneladas por dia para a recomposição asfáltica. “A equipe sai logo pela manhã para retirar a massa e já tem em mãos um cronograma que leva em conta particularidades sobre cada local. Por isso é importante que o munícipe tenha paciência e confie que o trabalho será executado respeitando estes detalhes para que não ocorra novo rompimento na rede”, disse.

Para garantir a segurança nos locais onde existam valas abertas pelo Saema, a autarquia participou de uma reunião junto ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e recebeu orientações para melhorar a sinalização nestes locais. “Iremos adquirir novas placas de sinalização e esperamos que isso colabore ainda mais com a segurança. Infelizmente, muito material de sinalização do Saema é roubado ou danificado nas ruas, porém, faremos a nossa parte e contamos com o apoio de todos”, finaliza Franco.

Mais informações sobre o serviço de tapa-buracos ou outros serviços do Saema pelo telefone (19) 3543-5500 ou pelo site www.saema.com.br.

 

Comunicação/Saema 

 
SERVIÇO
Escrito por Divisão de Comunicação   
Qui, 01 de Fevereiro de 2018 08:43

 

Nova Europa e Jardim da Colina serão dedetizados hoje

A dedetização é realizada pelo Saema nas redes de esgoto para evitar a proliferação de baratas, ratos e mosquitos

 

 

Acontece hoje (dia 1º) a dedetização nas redes de esgoto do município nos bairros Jardim Nova Europa e Jardim da Colina. O serviço é realizado pelas equipes do Saema e ocorre diariamente, sendo cancelado e reagendado em casos de chuva. “Intensificamos a dedetização principalmente nessa época do ano em que faz mais calor e há maior quantidade de pragas. Porém, vale lembrar a todos que cada um pode colaborar mantendo os quintais sempre limpos e evitando entulhos, dessa forma a dedetização é mais eficaz”, comenta o presidente da autarquia, Rubens Franco Junior.

 Para amanhã (dia 2) está prevista a dedetização no bairro Jardim Piratininga.

A autarquia orienta os moradores para que tapem os ralos com pano úmido para evitar que o veneno aplicado entre na residência. Em caso de chuva, o serviço será cancelado e reagendado. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 0800 014 4321.

  

Comunicação/Saema 

 
MANUTENÇÃO
Escrito por Divisão de Comunicação   
Qua, 31 de Janeiro de 2018 08:42

Saema segue com ação para eliminar vazamentos invisíveis

 Com pesquisas que ocorrem durante a noite e utilizando aparelhos específicos, equipes da autarquia localizam e reparam vazamentos na rede de água

 

Iniciada em 2017, a pesquisa de vazamentos invisíveis faz parte do Programa de Gestão de Perdas de Água e Energia do Saema, ação implantada para garantir, entre outros objetivos, a sustentabilidade econômica e financeira, regularidade dos serviços de abastecimento e o uso eficiente dos recursos hídricos.

A pesquisa consiste em realizar uma varredura nos ramais do município, que são as tubulações responsáveis pela distribuição de água tratada, utilizando um aparelho de escuta denominado “geofone eletrônico” e que permite que sejam localizados vazamentos na rede. “Estes vazamentos ocorrem após o rompimento da rede, pode ser uma simples rachadura, porém, nossa obrigação é evitar que a água tratada do município seja desperdiçada”, explica o presidente da autarquia Rubens Franco Junior.

Em janeiro de 2018 já foram pesquisados mais de 3 mil ramais e dentre eles foram localizados três vazamentos invisíveis. “Após localizar o vazamento a equipe de pesquisa informa uma outra equipe que irá emitir a ordem de serviço para que seja feito o devido reparo na rede”, diz Franco.

Para realizar o reparo é necessário que o tempo esteja estável, o serviço inclui as seguintes etapas: identificação do local; sinalização da obra; remoção do pavimento; perfuração do solo; manutenção corretiva da tubulação; assentamento do fundo da vala; reaterro da vala e a recomposição do pavimento. “A recomposição do pavimento também dependerá do tempo estável já que não pode ser realizada com a terra úmida, pois isso pode causar afundamento do solo e danificar novamente a rede”, explica.

Desta forma, o assentamento da vala é executado e deve-se esperar até que o solo esteja completamente seco para que seja feita a pavimentação com a massa asfáltica.

Mais informações sobre esse e outros serviços do Saema poderão ser obtidos pelo telefone 19 3543-5500 ou pelo site www.saema.com.br.

Comunicação/Saema 

 
ABASTECIMENTO
Escrito por Divisão de Comunicação   
Seg, 29 de Janeiro de 2018 11:41

Furto de fios afeta abastecimento no Jardim das Nações II

 

O Saema informa que na madrugada desta segunda-feira (29) ocorreu um furto na estação elevatória de água tratada localizada na Rua José Sottini, no bairro Jardim das Nações I.

A autarquia foi acionada por meio de denúncia anônima e na ocasião verificou que o padrão de alimentação elétrica da estação foi removido, o que ocasionou no desligamento da bomba responsável pelo transporte da água até o bairro Jardim das Nações II. Equipes da autarquia tomaram as devidas providências e já estão solucionando o caso, porém, poderá faltar água no Jardim das Nações II até que o serviço seja finalizado.

 

Melhorias na segurança

O Saema comunica ainda que já está em andamento um estudo para ampliar a segurança em todos os reservatórios e estações elevatórias de água tratada do município. "Estamos fazendo um levantamento para verificar as necessidades e as possibilidades para garantir que situações como essa não ocorram mais e o abastecimento de água não seja prejudicado", comentou o presidente Rubens Franco Junior.

Franco ressaltou ainda que o Saema está preparado para abastecer o bairro por meio de caminhão-pipa. “Se a manutenção levar mais tempo do que o esperado e o reservatório chegar a esvaziar, enviaremos caminhão-pipa para abastecer o bairro afetado até que a situação seja normalizada”, disse.

 

Ao notar qualquer atitude suspeita em locais onde estejam instalados reservatórios do Saema, o munícipe deve entrar em contato com a autarquia pelo telefone de emergência 24 horas 0800 014 4321.

 
ECONOMIA
Escrito por Divisão de Comunicação   
Qui, 25 de Janeiro de 2018 15:53

Saema recebe certificado de participação no Programa de Gestão de Perdas de Água e Energia

A autarquia deixou de gastar cerca de 200 mil em energia com trabalho realizado em 2017

 

 

Iniciada em fevereiro de 2017, as capacitações da Rede de Aprendizagem em Gestão de Perdas de Água e Energia Elétrica em Sistemas de Abastecimento de Água foram encerradas nesta quinta-feira (25) na cidade de Americana, São Paulo, com a entrega de certificado aos órgãos participantes.

Representando o presidente do Saema, Rubens Franco Junior, o diretor executivo Ari Osvaldo Fischer Filho participou do encerramento acompanhado de Susana Ávila, chefe de Hidrometria, a engenheira civil Maysa Nunes, o engenheiro mecânico Sebastião Celso Mecatti e o diretor do Departamento de Meio Ambiente de Araras, Luiz Pitelli, representando a Prefeitura Municipal de Araras.

O programa foi uma iniciativa da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades do Brasil, juntamente com o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, que cooperam no Projeto de Eficiência Energética no Abastecimento de Água - ProEESA. A ARES-PCJ, agência reguladora dos serviços prestados pelo Saema foi a escolhida para dar início a esse trabalho.

Leia mais...
 
ABASTECIMENTO
Escrito por Divisão de Comunicação   
Qua, 24 de Janeiro de 2018 14:25

Equipes avaliam situação de adutoras que passam sob ponte danificada pela chuva

 As adutoras não foram prejudicadas até o momento e o abastecimento de água não foi comprometido

  

 

A ponte da rotatória do Curtume Graziano que foi danificada após a forte chuva desta última terça-feira (23) já foi interditada pela Defesa Civil da Prefeitura. De acordo com dados da Estação de Tratamento de Água do Saema – ETA, do dia 1º de janeiro de 2018 até esta quarta-feira (24) já foram contabilizados 168,4 milímetros de chuva.

Sob essa ponte do Curtume passam duas adutoras do Saema, que são tubulações responsáveis pelo transporte de água de um ponto para outro, e por este motivo, nesta quarta-feira (24) a autarquia mobilizou responsáveis pelas redes de água e engenheiros para avaliar o local. “Nossa função é garantir o abastecimento de água do município e uma vez que algum incidente possa prejudicá-lo, nossas equipes estão preparadas para tomar as devidas providências o mais rápido possível”, comentou o presidente do Saema, Rubens Franco Junior.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa