Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras
Cipa

Empossados novos integrantes da Cipa do Saema

Comissão é formada por 13 membros para o biênio 2015/2016

                                                                                                                         Ederaldo Poy/Saema

Posse aconteceu na última quinta-feira (23), na sede da autarquia

Os novos integrantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras, para o biênio 2015/2016, foram empossados na última quinta-feira (23), em evento que aconteceu na sede da autarquia, no Jardim Cândida, e contou com a presença do presidente da autarquia, Felipe Dezoti Belotto.

 

O órgão é autônomo e visa eliminar as causas de acidentes e doenças do trabalho, propondo melhorias e cumprindo a legislação trabalhista. As reuniões do grupo são mensais.

 

A comissão foi formada em cumprimento da portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Norma Regimental nº 5.

Formada por 13 membros, a comissão tem como presidente Dalmo Pontes e vice, Murilo Gustavo Costa.

                                                                                                                              Divulgação/Saema

Antiga presidente, Fabiana Sabino da Cruz, fazendo a transição ao atual presidente Dalmo Vicente Ponte

Os funcionários do Saema que agora fazem parte da Cipa têm como missão a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com a autarquia, tanto no trabalho interno quanto no externo.

 

A primeira Cipa do Saema foi criada em 2009.

 

Integrantes da Cipa – exercício 2015/2016
Presidente: Dalmo Vicente Ponte
Vice-presidente: Murilo Gustavo Costa
Secretária: Elizangela Santos

Cipeiros
Wellington T. Marçal 
Higor D. da Silva Alencar
Adilson Fernando Eugênio
Nelson Roberto Mendes 
Flaviano Romualdo Meireles
André Tiago Silvério
Raquel Terezinha Grachet

Suplentes
Benedito Castelo
Rafael Festa Siqueira Guidotti
Elieser José Queiroz de Almeida

 

Ederaldo Poy/Secom 

 
Comunicado

Faltará água na região do Aeroporto devido a obras do Saema

 

O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras comunica que nesta quarta-feira (29) inicia obras de melhoria com a substituição de parte da tubulação da rede de água localizada na Avenida Fábio da Silva Prado, entre o Jardim Campos Verdes e a Avenida João Rossi, próximo ao Aeroporto Municipal Armando Américo Fachini

 

Para isso, haverá interrupção no fornecimento de água nos bairros Chácara São Francisco (Jardim Aeroporto), Morada do Sol e Santa Mônica, das 6h30 às 17h30.

 

O prazo previsto para conclusão das obras é dia 8 de maio. Os serviços, no entanto, serão interrompidos nesta sexta (1º - feriado do Dia do Trabalhador), sábado (2) e domingo (2), e o abastecimento será normal na região, neste período. Os trabalhos serão retomados na segunda (4).

 

A autarquia informa também que o trânsito será controlado no trecho da Avenida, durante as obras.

 

O Saema pede desculpas pelos transtornos causados e antecipadamente agradece a compreensão da população.

 

Qualquer informação poderá ser obtida pelo telefone de emergência 0800-014-4321.

 

Saema/PMA 

 
Modernidade

Saema intensifica fiscalização e disponibiliza aplicativo

Pelo celular, cidadão poderá colaborar denunciando uso abusivo da água e solicitar serviços

                                                                                                                          Ederaldo Poy/Secom

Cidadãos podem fazer denúncias por meio de aplicativo de celular

O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras vem intensificando a sua equipe de fiscalização no combate ao desperdício da água. Um aplicativo para celular também foi criado para auxiliar os serviços.

A autarquia passou a trabalhar com 6 equipes de fiscalização - cada uma é composta por duas pessoas. O serviço tem sido feito durante o dia e à noite e as equipe estão divididas por setores.

 

“Dividimos a cidade e colocamos nossos fiscais para fazer o serviço por região, facilitando, assim, o atendimento às denúncias. Um aplicativo no celular foi criado e também tem sido muito útil para o auxílio dos nossos serviços”, disse Felipe Dezoti Belotto, presidente do Saema.

 

Os cidadãos poderão baixar o aplicativo para celulares que utilizam o sistema Android pelo Play Store, realizando a pesquisa com a palavra Saema. Em breve, o aplicativo também estará à disposição no App Store, para Iphone.

 

Por meio do programa, poderão ser feitas denúncias, reclamações ou solicitações de qualquer outro tipo de serviços de emergência, com a possibilidade de enviar foto.

                                                                                                                          Ederaldo Poy/Saema

 

 

Equipes de fiscalização estão atuando por regiões

O serviço de Emergência 0800-014-4321 também passa por mudanças e, em alguns dias, contará com mais atendentes e linhas telefônicas. Um novo espaço, exclusivo para abrigar o serviço de atendimento, também está sendo finalizado pela autarquia.

 

Essas mudanças fazem parte do Plano de Metas, conjunto de medidas de curto, médio e longo prazo que a autarquia e a Prefeitura estabeleceram para enfrentar a maior crise hídrica já vivenciada pela região sudeste do Brasil, com sérios reflexos também em Araras.


Ederaldo Poy/Saema

270415 

 
Dedetização

 Dedetização acontece no Jardim Itapuã nesta sexta-feira

 

O Saema informa que a dedetização na rede de esgoto para extermínio de insetos acontece nesta sexta-feira (24) no Jardim Itapuã.

O Saema orienta os moradores para que tapem os ralos com pano úmido para evitar que o veneno aplicado entre na residência.

Em caso de chuva, o serviço será cancelado e reagendado. Mais informações ligue 0800-014-4321.


Saema/PMA

23/04/15

 
Melhorias

Saema realiza manutenção em filtros da ETA

Serviços serão feitos em quatro dos nove sistemas existentes na Estação de Tratamento de Água

Ederaldo Poy/Saema

 

Manutenção acontece em quatro filtros do sistema de tratamento de água

 

O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras deu início ao trabalho de manutenção em filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA), que fica no Jardim Cândida.

 

A manutenção está sendo feita em quatro dos nove sistemas existentes; em outros dois deles, os serviços já foram realizados. Os trabalhos consistem na recuperação da laje que sustenta a areia e o carvão, que fazem a limpeza da água.

 

Os trabalhos devem durar alguns meses até que todos estejam completamente recuperados, mas o sistema de tratamento de água não deve ser alterado em decorrência dos serviços.

 

O orçamento para a recuperação dos filtros é de R$ 416.999,97. O serviço é realizado pela empresa Petranova – Mineração e Construções, vencedora do processo licitatório.

 

Ederaldo Poy/Saema

20/04/15 

 
Meta

Consumo de água começa a se aproximar da meta de segurança hídrica proposta pelo Saema

Na quarta-feira (15), volume tratado para atender a cidade ficou em 30,4 milhões, o que fez com que o Rio Mogi Guaçu respondesse quase sozinho pelo abastecimento, poupando as represas locais

                                                                                                                                          Secom/PMA

Economizômetro divulga o consumo diário de água em Araras

 

30,4 milhões de litros de água. Esse foi o volume tratado nesta quarta-feira (15) pelo Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) para abastecer a cidade. A quantidade aproxima-se pela primeira vez da meta proposta pela autarquia em março, quando foi lançada a campanha Água – Use, Não Abuse – Nosso Grande Desafio. A mobilização propôs como consumo ideal diário 25 milhões de litros, sete milhões a menos do que a média daquela época, que ficava em 32 milhões de litros diários.

 

Na última terça-feira (14), o volume registrado havia sido de 38,6 milhões de litros. Um dia antes, segunda-feira (13), 34,5 milhões.

 

Com os pouco mais de 30 milhões registrados nesta quarta-feira, o Rio Mogi Guaçu respondeu praticamente sozinho pela demanda local, possibilitando ao Saema poupar as reservas das represas, que hoje encontram-se com 50% de seus volumes.

 

Segundo o presidente do Saema Felipe Beloto, pouco mais de 1 milhão de litros de água foram retirados dos reservatórios nesta quarta, procedimento que só se tornou possível porque a captação do rio Mogi Guaçu foi reforçada no mês passado.

 

“É só fazer as contas. Captávamos 200 litros por segundo, no máximo. Com as obras realizadas na captação, elevamos para 340 litros por segundo, o que nos dá quase 29,4 milhões de litros em 24 horas. Isso praticamente supriu a demanda e tiramos pouca água das represas. Se esse consumo cair um pouco mais que seja, poderemos ter ainda mais segurança hídrica, e deixar as represas se recuperando para nos socorrer ao longo dos meses mais secos que vem aí”, explicou Beloto.

 

O abastecimento da cidade vem sendo feito desde a última segunda-feira, dia 13, com racionamento no sistema 24hx24h em rodízio. A distribuição de água é revezada para as duas regiões da cidade delimitadas anteriormente, mas 24h por 24h, ou seja, um dia com água e outro sem. Esse sistema vale de segunda a quinta-feira.

Na chamada região 1, às segundas e quartas não haverá água. Na região 2, a restrição ocorrerá às terças e quintas-feiras. E de sexta-feira a domingo, o abastecimento será normal para as duas regiões, isto é, para toda a cidade.

 

Conscientização e adaptação

Para Beloto, a redução verificada no consumo nos últimos dias, já que no período de teste com abastecimento liberado registrou-se média de 42 milhões tratados para suprir demandas diárias, é fruto de conscientização e adaptação da população ao novo sistema de racionamento. “Nós avaliamos que as pessoas estão se conscientizando da importância de consumir a água com atenção e, também, não estão sentindo necessidade de grandes armazenamentos, uma vez que há água 24 horas por dia na torneira dia sim, dia não, e nos fins de semana existe a disponibilidade normal”, diz ele.

 

A campanha Água, Use Não Abuse prossegue com ações educativas e desenvolvimento de concurso para envolver estudantes.

 

O Plano de Metas do Saema para enfrentar a crise hídrica que atingiu a região Sudeste do País e afetou centenas de cidades, incluindo Araras, com períodos críticos em 2014 e início de 2015, segue sendo implementado.

 

Oito poços serão perfurados a partir das próximas semanas para assegurar o abastecimento emergencial se necessário, a troca de 11 mil hidrômetros está sendo iniciada para ajudar no combate a perdas e a reestruturação tarifária com nova cota mínima de 10 mil litros a R$ 19,70 entrou em vigor no início de abril.


Secom/PMA

16/04/15 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

 

 

 

Notícias

Comunicado: rompimento de adutora pode causar falta d´água na região norte
Leia mais...
 
Pródébito 2: prazo para parcelamento de dívidas termina nesta sexta-feira

 

Leia mais...
 
Dia da Árvore: atividades comemorativas começaram nesta segunda-feira

 

Leia mais...
 
Saema inicia a 5ª Sipat na segunda-feira
Leia mais...
 
Saema discutirá o problema da estiagem em encontro no Centro Cultural
Leia mais...
 
Saema: palestra, saúde e higiene são atividades no início da 5ª Sipat

 

Leia mais...
 
Araras registra 55% menos chuva do que no ano passado
Leia mais...
 
Decreto autoriza multa a munícipe que gastar água
Leia mais...
 
Saema realiza campanha pela saúde do trabalhador
Leia mais...
 
Saema define devolução de taxas pagas em concurso cancelado
Leia mais...
 
Problema no sistema tem dificultado adesão do PróDébito do Saema

 

Leia mais...
 
Concurso público do Saema é cancelado
Leia mais...
 
0800 do Saema funcionará normalmente durante os jogos do Brasil

 

Leia mais...
 
Problemas ambientais transmitidos com bom humor

 

Leia mais...
 
0800 do Saema esta recebendo ligação de celular
Leia mais...
 
Servidores participam do programa “Conscientização Profissional”
Leia mais...
 
Semana do Meio Ambiente: bióloga do DMA faz palestra a alunos do Sesi
Leia mais...
 
13/05/14 - Blitze educativas utilizam humor para falar sobre economia de água

Leia mais...
 
09/05/14 - Comunicado: Saema interditará avenida para realização de obra

Leia mais...
 
07/05/14 - Reservatórios pichados por vândalos recebem pintura

Leia mais...

Pesquisa