Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras
Receita

Inadimplência com o Saema chega a 20% em janeiro

Autarquia alerta consumidores para regularizar a situação, pois em março começam a ser emitidos os avisos de cortes para quem acumular contas sem pagar

                                                                                                                                Ederaldo Poy/Secom

Avisos de cortes começarão a ser emitidos em março 

 

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) começou o ano enfrentando um velho problema: a inadimplência. Em janeiro, 10.684 contas não foram quitadas, o que representa 19,98% do faturamento. Em 2015, a inadimplência foi de 28,55% durante o ano – atualmente, a autarquia mantém 45.540 ligações, considerando neste montante casos de isenções e prédios públicos. 

 

Desde janeiro, o Saema passou a cumprir uma deliberação da Agência Reguladora Ares-PCJ, em que atende os procedimentos de inadimplência no pagamento da fatura com a suspensão do fornecimento de água.

 

A emissão do corte de água será para ligações residenciais, comerciais e industriais que estiverem inadimplentes por 90 dias ou mais, a partir de janeiro desde ano.

 

O devedor deverá quitar as suas pendências com o Saema ainda neste mês, pois a partir de março começarão a ser emitidos os avisos de cortes.

 

“Com a deliberação da Agência Reguladora determinando que cortemos o fornecimento de águas aos inadimplentes, reforçamos o pedido para que a população não atrase as suas contas, que pague em dia para que não haja qualquer tipo de constrangimento. Procure a nossa Central de Atendimento e faça o acerto”, reforçou o pedido o presidente do Saema, Felipe Dezotti Beloto.

 

Dívidas anteriores ao ano 2015 não se enquadram nesta deliberação. Nesta situação, o cidadão pode negociar o pagamento de sua dívida em até 100 vezes.

 

Quanto ao corte, ele consiste na instalação de um dispositivo bloqueador no hidrômetro e colocação de lacre na cor vermelha. Em caso da sua violação, poderá ser aplicada multa de um salário mínimo.

 

Regularizada a situação perante o Saema, será restabelecido o fornecimento de água mediante o pagamento do valor do serviço de religação, com prazo de 24 horas para cortes e 72 horas em caso de violação do lacre.

 

O cidadão poderá obter mais informações referentes à sua conta na Central de Atendimento localizada na Rua José Bonifácio, 645, Centro, ou no CAM Guerino Bertolini, na Avenida Irineu Carroci, no José Ometto.

 

Ederaldo Poy/Saema

12/02/16 

 
Segurança

Saema conclui instalação de hidrante próximo à Basílica

Dispositivo é necessário para que igreja prossiga com o processo de regularização

                                                                                                                                          Secom/PMA

Dispositivo é necessário para processo de regularização da Basílica

 

O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras concluiu a instalação de um hidrante no Largo da Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio, no Centro. A autarquia atendeu à solicitação dos responsáveis pelo templo católico.

O dispositivo é necessário para que a igreja prossiga com o processo de regularização dentro dos padrões de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros.

Para a realização dos serviços, foi necessária a mobilização de uma equipe de profissionais que teve que mexer com redes importantes que passam pelo local.

“Foi um trabalho complicado em que o nosso pessoal teve que mexer com paralelepípedos e trazer a rede que estava do lado inverso de onde foi instalada a peça. Mas o serviço foi gratificante e esperamos que a igreja obtenha o mais breve a sua regularização”, disse o presidente do Saema Felipe Dezotti Beloto.

Para a realização dos serviços, foi necessária a interdição do trânsito no local durante toda a quinta-feira (4) para oferecer condições técnicas e de segurança aos trabalhadores. Integrantes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) também participaram da ação, sinalizando o local e orientando os motoristas.

Ederaldo Poy/Saema

05/02/16

 

 
Centro

 

Saema vai instalar hidrante para Basílica obter laudo de segurança dos Bombeiros

Solicitação dos responsáveis pelo templo católico será atendida nesta quinta-feira (4), levando à interdição dos dois sentidos do largo em frente à Igreja, das 7h às 17h

                                                                                                                                         Secom/PMA

As duas vias do Largo da Basílica terão que ser interditadas para o tráfego de veículos na quinta (4), das 7h às 17h

 

O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras fará uma intervenção nesta quinta-feira (4), no Largo da Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio, no Centro. A autarquia atenderá uma solicitação dos responsáveis pelo templo católico e instalará um hidrômetro próximo à igreja, para que ela prossiga em seu processo de regularização dentro dos padrões de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros.

 

Segundo Felipe Beloto, presidente da autarquia, a instalação do hidrômetro mexe com redes importantes que passam pelo perímetro e, para dar condições técnicas e de segurança aos trabalhadores, será necessário interditar os dois sentidos das vias em frente à Basílica, das 7h às 17h.

 

“Faremos todo o serviço com a maior agilidade possível, mas também de forma muito criteriosa, pois a Basílica depende do atendimento correto dessa solicitação parda obter documentação importante para a segurança dos fieis”, disse ele.

 

O Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) foi comunicado e tomará as providências para auxiliar na segurança da interdição. A Prefeitura e o Saema solicitam a compreensão dos motoristas/motociclistas para que utilizem rotas alternativas durante o intervalo da interdição.

           

Secom/PMA

01/02/16

 

 

 
Investimento

Saema instala reservatórios de águas em três regiões da cidade

Dispositivos são construídos no Parque Industrial (zona sul), Jardim Portal do Sol (zona leste) e Jardim Rosana (zona oeste)

                                                                                                                                         Secom/PMA

Reservatório de água com capacidade para 1 milhão de litros é construído na zona leste

 

Araras passará a contar com mais três reservatórios de água em três regiões diferentes da cidade: zonas sul, leste e oeste. De acordo com o Saema (Serviços de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras, a iniciativa faz parte do Plano de Metas do Saema, implementado no início de 2015 para superação da crise hídrica que atingiu Araras e o Estado de São Paulo.

 

A zona leste contará com um dos maiores reservatórios de água da cidade. Com capacidade para armazenar 1 milhão de litros, o novo dispositivo está sendo instalado próximo ao Residencial Portal do Sol, construído na Avenida Luiz Carlos Tunes (Via Novela), por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal.

 

O reservatório tubular de 17,4 m metros de diâmetro por 5 metros de altura visa reforçar o abastecimento de água nos bairros da zona leste, região que ganhou mais três residenciais nos últimos três anos - Prefeito Warley Colombini, o Prefeito Jair Della Coletta e o Portal do Sol.

 

Nesta semana, de acordo com o Saema, as obras estão na fase de instalação das chapas de aço que compõem o conjunto todo. Cada chapa tem aproximadamente 1,20m por 2m de dimensão.

                                                                                                                                         Secom/PMA

Outro reservatório construído na zona sul mede 22 metros de altura por 7,8 metros de diâmetro

 

Outro reservatório está sendo construído para suprir a demanda da zona sul de Araras e terá também capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água. O dispositivo tubular mede 22 metros de altura e 7,8 metros de diâmetro e está sendo instalado na Praça Oswaldo Colombini, no Parque Industrial, entre as ruas Mato Grosso e Santa Catarina.

 

No local, já existe um reservatório com capacidade para 350 mil litros de água - este foi construído há mais de 40 anos e será reformado, assim que o novo sistema entrar em operação.

 

“Os novos reservatórios irão cumprir o propósito de melhorias no abastecimento público de água. Essas regiões contempladas são de suma importância e necessitavam de melhorias. Com isso, preparamos a cidade para o enfrentamento de futuras crises hídricas, evitando a falta de água e problemas com abastecimento”, afirmou Felipe Beloto, presidente do Saema.

 

O valor total dos investimentos para aquisição dos dois reservatórios nas zonas sul e leste é de R$ 1.967.592,95. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Antenor Verona & Cia Ltda (Metalúrgica Verona), da cidade de Vista Alegre do Alto.

 

Melhorar o abastecimento na zona oeste

                                                                                                                                         Secom/PMA

Zona oeste também terá melhorias no abastecimento de água com a instalação de novo reservatório no Jd. Rosana

 

O Jardim Rosana também recebeu a instalação de uma novo reservatório na última terça-feira (19), ao lado do dispositivo já existente. Com capacidade para armazenar 100 mil litros, a caixa d’água possui 20m de altura por 2,5m de diâmetro. De acordo com o Saema, ainda precisam ser feitos os serviços de instalação do SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) e dos dispositivos de entrada de água para reservação e de saída para distribuição.

 

O novo reservatório irá trabalhar em conjunto com o já existente, também com capacidade para 100 mil litros de água, e irá reforçar ainda mais o abastecimento dos bairros localizados na zona oeste da cidade

 

A aquisição do reservatório teve o investimento de aproximadamente R$ 271.931,10 do Saema.

 

Horácio Busolin Júnior/Secom

21/01/15

 

 

 

 

 

 

 

 
Homenagem

Galeria dos Presidentes do Saema já pode ser conferida

Fotos estão expostas na Central de Atendimento, localizada na Rua José Bonifácio, 645, no Centro

                                                                                                                               Ederaldo Poy/Saema

Central de Atendimento fica aberta para o público no horário das 9h00 às 16h 

 

A Galeria dos Presidentes do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras, apresentada no início do mês, já pode ser conferida na Central de Atendimento, localizada na Rua José Bonifácio, 645, no Centro.

 

São 12 presidentes homenageados, além do coronel Theodoro de Almeida Pupo, interventor Federal em Araras, que sancionou a Lei nº 937, que criava a Entidade Autárquica Municipal, o Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema), no dia 4 de agosto de 1971.

 

“Escolhemos o Atendimento do Saema para expor a galeria pela localização com fácil acesso a população. Convidamos a todos para visita-la e conhecer os gestores que estiveram a frente da autarquia”, disse Felipe Dezotti Beloto, presidente do Saema.

 

Os presidentes homenageados são: o ex-prefeito Jair Della Colleta (1972 a 1973), Wagner Luiz Colombini (1973/1981-1983/1984-1986/1988-1997/2000-2008), Dácio Carneiro (1981/1983), Valentin Viola (1984/1986), Luiz Carlos Meneghetti (1989/1992), Worison Mercatelli Rodrigues (1992/1993-2001/2004-2005/2008), Valdemir Gesuino Zuntini (1993/1996), Renato Gilberto Chinaglia (2008), Fabiano Roberto Archangelo (2009), Renato Peixoto Acioli (2012), Carlos Cerri Júnior (2009/2014) e Felipe Dezotti Beloto (desde novembro de 2014).

 

A Central de Atendimento fica aberta para o público no horário das 9h00 às 16h.  

 

Ederaldo Poy/Saema

30/12/15 

 
Dívidas

Adesão ao Programa de Incentivo ao Pagamento de Débitos encerra nesta sexta-feira
Dívidas com o Saema poderão ser quitadas em parcela única, isentas da aplicação de multas, juros e honorários advocatícios

 

Contribuintes com dívidas com o Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras têm até esta sexta-feira (18), para aderirem ao Programa de Incentivo ao Pagamento de Débitos e quitar débitos vencidos até o dia 31 de dezembro de 2014.

 

Caso o cidadão possua dívida acumulada por vários anos, poderá optar pelo pagamento separadamente, por exercício, facilitando ainda mais a quitação dos débitos – o pagamento terá que ser feito até 23 de dezembro.

 

O projeto de lei complementar nº 10/2015 possibilita que o cidadão que tiver débito, inscrito ou não na dívida ativa da autarquia, mesmo que discutidos judicialmente em ação proposta pelo sujeito passivo ou em fase de execução fiscal já ajuizada, inclusive os saldos de créditos que tenham sido objeto de parcelamento anterior não cumprido integralmente, poderá quitá-los em parcela única, isento da aplicação de multas, juros e honorários advocatícios.

 

Para aderir ao programa, o ararense deverá procurar a Central de Atendimento, localizada na Rua José Bonifácio, 645, no Centro ou o CAM (Centro de Atendimento ao Munícipe) Guerino Bertolini, que fica na Avenida Irineu Carroci, José Ometto 2.

 

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, informações pelos telefones 3544-7043 e 3544-9770.

 

Ederaldo Poy/Saema

17/12/15

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

 

 

 

 

 

Notícias

Comunicado: rompimento de adutora pode causar falta d´água na região norte
Leia mais...
 
Pródébito 2: prazo para parcelamento de dívidas termina nesta sexta-feira

 

Leia mais...
 
Dia da Árvore: atividades comemorativas começaram nesta segunda-feira

 

Leia mais...
 
Saema inicia a 5ª Sipat na segunda-feira
Leia mais...
 
Saema discutirá o problema da estiagem em encontro no Centro Cultural
Leia mais...
 
Saema: palestra, saúde e higiene são atividades no início da 5ª Sipat

 

Leia mais...
 
Araras registra 55% menos chuva do que no ano passado
Leia mais...
 
Decreto autoriza multa a munícipe que gastar água
Leia mais...
 
Saema realiza campanha pela saúde do trabalhador
Leia mais...
 
Saema define devolução de taxas pagas em concurso cancelado
Leia mais...
 
Problema no sistema tem dificultado adesão do PróDébito do Saema

 

Leia mais...
 
Concurso público do Saema é cancelado
Leia mais...
 
0800 do Saema funcionará normalmente durante os jogos do Brasil

 

Leia mais...
 
Problemas ambientais transmitidos com bom humor

 

Leia mais...
 
0800 do Saema esta recebendo ligação de celular
Leia mais...
 
Servidores participam do programa “Conscientização Profissional”
Leia mais...
 
Semana do Meio Ambiente: bióloga do DMA faz palestra a alunos do Sesi
Leia mais...
 
13/05/14 - Blitze educativas utilizam humor para falar sobre economia de água

Leia mais...
 
09/05/14 - Comunicado: Saema interditará avenida para realização de obra

Leia mais...
 
07/05/14 - Reservatórios pichados por vândalos recebem pintura

Leia mais...

Pesquisa