Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras
Visita na ETA
Escrito por Camila Heloíse/Saema   
Sex, 29 de Abril de 2016 16:37

Estação de Tratamento de Água recebe visita de alunos do INSA

 

                                                                                                                                Divulgação/Saema

O químico Nilman Krebsky explicou para as crianças sobre o tratamento da água

 

 

Na manhã de ontem (29) cerca de quarenta alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Instituto Nossa Senhora  Auxiliadora (INSA) visitaram a Estação de Tratamento de Água do Saema. As crianças de 6 e 7 anos de idade, vieram acompanhadas por professoras e pela diretora da escola, Suely Aparecida Lima Fernandes.

 

O objetivo da visita foi proporcionar às crianças um melhor entendimento sobre o processo de tratamento de água de Araras e como funciona a manutenção da água da cidade.

 

A visita foi monitora por funcionários da autarquia e acompanhada pelo químico Nilman Krebsky, que foi o responsável por explicar aos alunos sobre todas as etapas do tratamento de água. Ao final da visita, os alunos foram conscientizados sobre a importância da água e como economizar esse recurso, elas ainda tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao químico.

 

Para o presidente do Saema, Romildo José Bollis, a visita dos alunos na ETA é importante para toda a cidade. “Conscientizar nossas crianças é fundamental para garantirmos o futuro. É ensinando a elas como funciona todo o tratamento de água que as tornamos mais interessadas em cuidar desse recurso fundamental”, disse.

 

Maiores informações sobre o agendamento de visita na Estação de Tratamento de Água pelo telefone (19) 3543-5500.

 
Inadimplência
Escrito por Camila Heloíse/Saema   
Qui, 28 de Abril de 2016 10:50

Cerca de mil contas em atraso já foram regularizadas

Para evitar o corte no fornecimento de água que começou nesta segunda-feira (25), munícipes se dirigem à central de atendimento ao público do Saema

 

                                                                                                                                Divulgação/Saema

O Atendimento ao Público do Saema funciona de segunda à sexta-feira das 9 às 16 horas

 

Nos últimos dias, a central de Atendimento ao Público do Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) atendeu em média quarenta munícipes por dia. O aumento na procura pelo atendimento foi devido a deliberação número 672/2015 publicada no dia 12 de dezembro de 2015 nos jornais locais, informando o corte no fornecimento de água para inadimplentes.

 

O corte ocorrerá para aqueles que estiverem em atraso com as contas a partir de janeiro de 2016 e somarem noventa dias de atraso (as contas não precisam ser consecutivas para serem passíveis de corte). Os avisos de corte começaram a ser emitidos no início do mês de março de 2016, informando a população sobre a ação para que pudessem regularizar sua situação a tempo.

 

“No início de março, entregamos mais de quatro mil avisos e também divulgamos nas mídias locais sobre o início do corte, que começou nesta segunda-feira (25). Até a sexta-feira passada (22), aproximadamente mil pessoas regularizaram sua situação, o que para nós representa um saldo positivo e a preocupação da população em relação ao serviço”, conta Rosângela Fávaro, chefe de atendimento do Saema.

 

Contas de 2015 atrasadas não entram no corte

Para munícipes que estiverem com contas de água atrasadas antes de 2016, a central de Atendimento oferece diferentes formas de pagamento para a regularização das contas e parcelamento em até cem vezes. Porém, estas não estão passíveis de corte, já que a medida foi divulgada em dezembro de 2015 e entrou em vigor apenas em 2016.

 

Leia mais...
 
Dedetização
Escrito por Camila Heloíse/Saema   
Seg, 18 de Abril de 2016 14:49

Cerca de 30 bairros já foram dedetizados pelo Saema em 2016

O serviço é feito nas redes de esgoto para o controle de baratas

 

                                                                                                                               Divulgação/Saema

O roteiro do serviço de dedetização é divulgado na fanpage oficial da autarquia

 

 

Desde o começo de 2016, o Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) realiza a dedetização na cidade. O serviço é feito nas redes de esgoto e segue cronograma específico. “Damos muita importância para esta ação e contamos com uma equipe de profissionais qualificados que segue um roteiro entre os bairros para evitar que as baratas migrem e o veneno aplicado seja desperdiçado. Com este roteiro, conseguimos atender aos poucos toda a cidade de maneira eficaz”, conta o atual presidente da autarquia, Romildo José Bollis.

 

A ação realizada diariamente é necessária para eliminar baratas e insetos que se proliferam na rede de esgoto da cidade e, como consequência, diminuir a população de escorpiões, já que estes se alimentam também de baratas.

 

Apesar deste trabalho realizado pelo Saema, o responsável pelo serviço na autarquia, Alcino Rodrigues, reforça a importância da ajuda da população para conter o aparecimento de escorpiões. “Os escorpiões não ficam em locais úmidos, como os esgotos, e sim em locais secos e onde há telhas, mato alto, madeiras e demais entulhos. Por isso, é fundamental que os munícipes também estejam atentos e evitem o acúmulo de lixos”, diz.

 

O Saema reforça que para o controle de escorpiões na cidade, a população pode colaborar verificando a situação dos quintais e calçadas, mantendo este locais sempre limpos e sem entulhos, pedras e paus podres.

A autarquia informa diariamente via rede social quais são os locais em que a equipe estará realizando a dedetização. Esta informação também pode ser obtida através do telefone (19) 3543-5504.

Link da fanpage oficial do Saema: www.facebook.com/saemaararas. 

 
Solidariedade
Escrito por Camila Heloíse/Saema   
Sex, 15 de Abril de 2016 18:24

Funcionários se unem e arrecadam roupas para Campanha do Agasalho 2016

 

                                                                                                                                Divulgação/Saema

Peças que já foram arrecadadas na autarquia e entregues ao Fuss

 

Funcionários do Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) se uniram na última semana para arrecadar roupas para doar à Campanha do Agasalho 2016 da cidade.

Na autarquia, foram arrecadadas blusas e calças masculinas e femininas em perfeito estado, que agora irão ajudar aqueles que mais precisam. Foi realizada uma campanha interna para arrecadar os itens que foram entregues na recepção do Saema.

 

A decisão de unir forças para esta ação surgiu após a divulgação da Campanha do Agasalho 2016, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Araras (Fuss), que tem como ponto principal de coleta e distribuição o prédio Antonio Quincha Lotto, situado na Rua Júlio Mesquita, nº 427.

 

As peças arrecadadas até o momento pelos funcionários do Saema foram entregues à equipe do Fuss nesta sexta-feira,15. A recepção do Saema ainda estará recebendo doações de peças em bom estado dos funcionários até o dia 1º de junho para encaminhá-las aos pontos de coleta.

  

LAST_UPDATED2
 
Resgate
Escrito por Camila Heloíse/Saema   
Seg, 11 de Abril de 2016 14:21

Filhotes de gatos são resgatados pela equipe do Saema

O resgate dos filhotes foi filmado e ganhou repercussão internacional

 

Funcionários do Saema realizaram o resgate com sucesso

 

No início do mês de abril, funcionários do Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) participaram do emocionante resgate de quatro filhotes de gatos, que foi filmado pelo cinegrafista ararense Kirk Daves e repercutiu nas redes sociais, sites e jornais.

 

O resgate aconteceu no dia 5 (terça-feira) no Centro Cultural Leny de Oliveira em Araras/SP. Os filhotes de gatos estavam presos na tubulação de esgoto do local e foram ouvidos por funcionários que logo acionaram o Saema.

 

Com muito cuidado e precisão, utilizando equipamentos seguros, a equipe do Saema identificou o local onde os filhotes estavam e perfurou o piso para realizar a abertura do encanamento e retirá-los com vida.

 

Após retirá-los, os gatos foram entregues para os funcionários da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania.

“Ficamos muito felizes em ajudar e ainda mais em poder realizar o resgate com sucesso”, comentou Oazibel Dias Ramos, funcionário do Saema que realizou o resgate com a ajuda de Roberto Campos, também funcionário da autarquia.

 

A notícia se espalhou rapidamente após vídeo postado pelo próprio cinegrafista em sua página no facebook e foi divulgada em jornais locais e sites brasileiros como o G1, chegando a repercutir internacionalmente, sendo divulgada pelos sites de notícias "Express" e "DailyMail Online".   

 

A notícia do resgate repercutiu internacionalmente

 

Link Express: http://www.express.co.uk/news/world/659112/adorable-kittens-rescued-under-concrete-floor

Link DailyMail Online: http://www.dailymail.co.uk/news/article-3527355/Incredible-moment-four-kittens-drilled-underneath-concrete-floor-Brazil-locals-refused-leave-dead.html

 

 

 

 
Conta de água
Escrito por Camila Heloíse/Saema   
Qua, 06 de Abril de 2016 17:35

Corte no fornecimento de água começa a partir do dia 25

A medida segue a deliberação da Agência Reguladora Ares-PCJ, e visa diminuir o número de inadimplência

 

                                                                                                                    Fotos: Divulgação/Saema

Os avisos de corte começaram a ser entregues no início do mês de março

 

Para a suspensão do fornecimento de água será instalado um dispositivo bloqueador no cavalete de água e colocado um lacre na cor vermelha

 

Equipes do Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) passarão a realizar o corte do fornecimento de água para os inadimplentes a partir do próximo dia 25. A suspensão do fornecimento de água por inadimplência acontecerá para ligações residenciais, comerciais e industriais que estiverem em atraso por 90 dias ou mais no pagamento de suas tarifas de 2016.

 

Para contas de 2015 que estiverem atrasadas, a Central de Atendimento ao Público do Saema oferece opções de parcelamento para quitar os débitos.

“As tarifas em atraso que entram na medida são de 2016, para isso reforçamos que os munícipes realizem o pagamento desse ano para evitar o corte. Na Central de Atendimento ao Público os atendentes responsáveis poderão orientá-los também sobre as contas de 2015 e quais os procedimentos e formas de pagamento”, explica Rosângela Fávaro, Chefe de Divisão de Atendimento.

 

Segundo dados apurados, desde o início da campanha para evitar o corte e realizar o pagamento das tarifas em atraso, a quantidade de inadimplentes diminuiu consideravelmente. “Em dezembro de 2015 estávamos com 28,55% de inadimplência, enquanto janeiro de 2016 apontou 19% e agora já está com 11%. Em fevereiro, a porcentagem de inadimplência chegou a 24%, mas teve uma queda, passando a 17%”, conta Rosângela.

 

Para Romildo José Bollis, presidente da autarquia, a medida é necessária para garantir que investimentos e melhorias na cidade continuem sendo feitos. “A queda na inadimplência beneficiará a todos, já que sem a arrecadação acabamos não conseguindo realizar melhorias necessárias para o bom funcionamento dos nossos serviços”, disse.

 

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

 

 

 

 

 

Notícias

Comunicado: rompimento de adutora pode causar falta d´água na região norte
Leia mais...
 
Pródébito 2: prazo para parcelamento de dívidas termina nesta sexta-feira

 

Leia mais...
 
Dia da Árvore: atividades comemorativas começaram nesta segunda-feira

 

Leia mais...
 
Saema inicia a 5ª Sipat na segunda-feira
Leia mais...
 
Saema discutirá o problema da estiagem em encontro no Centro Cultural
Leia mais...
 
Saema: palestra, saúde e higiene são atividades no início da 5ª Sipat

 

Leia mais...
 
Araras registra 55% menos chuva do que no ano passado
Leia mais...
 
Decreto autoriza multa a munícipe que gastar água
Leia mais...
 
Saema realiza campanha pela saúde do trabalhador
Leia mais...
 
Saema define devolução de taxas pagas em concurso cancelado
Leia mais...
 
Problema no sistema tem dificultado adesão do PróDébito do Saema

 

Leia mais...
 
Concurso público do Saema é cancelado
Leia mais...
 
0800 do Saema funcionará normalmente durante os jogos do Brasil

 

Leia mais...
 
Problemas ambientais transmitidos com bom humor

 

Leia mais...
 
0800 do Saema esta recebendo ligação de celular
Leia mais...
 
Servidores participam do programa “Conscientização Profissional”
Leia mais...
 
Semana do Meio Ambiente: bióloga do DMA faz palestra a alunos do Sesi
Leia mais...
 
13/05/14 - Blitze educativas utilizam humor para falar sobre economia de água

Leia mais...
 
09/05/14 - Comunicado: Saema interditará avenida para realização de obra

Leia mais...
 
07/05/14 - Reservatórios pichados por vândalos recebem pintura

Leia mais...

Pesquisa